A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que espera realizar até o início de 2023 o leilão da concessão dos serviços de iluminação pública na cidade. O município afirma que a substituição da rede poderá reduzir em 50% o consumo de energia.
LEIA MAIS – Ribeirão inicia projeto para substituição da iluminação pública
O município já iniciou os estudos para o projeto ao custo de R$ 3 milhões financiados pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP/ IFC (International Finance Corporation).
Segundo o executivo, a concessão será no modelo de PPP (Parceria Público Privada). Atualmente, o projeto está em fase de identificação dos aspectos técnicos, sociais e impactos ambientais.
Depois desta etapa, a proposta será apresentada para sociedade, autoridades e ao mercado por meio de consulta pública. Após a análise das sugestões apresentadas durante a consulta pública, a licitação poderá ter início.
Com a substituição da rede de iluminação pública por lâmpadas de LED, a prefeitura estima reduzir em 50% o consumo de energia, contribuindo para redução da emissão de CO2.
A proposta prevê a modernização dos pontos de iluminação pública, com uso de lâmpadas de LED e telegestão. A troca da atual rede de iluminação pública deve estar concluída no prazo de 13 anos.