O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, revelou na última sexta-feira (13), que a UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central não conta com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
LEIA MAIS – Multa por falta de AVCB pode chegar a R$ 290 mil
No local, a prefeitura pretende instalar um Centro de Saúde Mental com atendimento 24 horas, a partir de 2022. Para isso, será necessária uma reforma no prédio, justamente para se conseguir o AVCB. O investimento é estimado em R$ 700 mil.
Em reunião pública realizada com os vereadores, Scarpelini disse que a reforma seria necessária mesmo se não houvesse o projeto de instalação da unidade voltada para o atendimento de saúde mental.
“A UBDS Central nós não fizemos reforma nela nesta gestão, mas ela não tem AVCB e ela não consegue AVCB se nós não fizermos uma reforma significativa”, relatou.
Ao ACidade ON, a secretaria da Saúde informou que local precisa da implementação de uma central de alarmes, de botoeiras e alarmes em hidrantes, reforma na instalação elétrica, instalação de um corrimão em uma rampa na unidade, fazer a troca do corrimão da escada da UBDS, instalação de placas de identificação e de iluminação de emergência.
Além disso, a unidade precisa de intervenções de acessibilidade, como a adaptação de sanitários e a instalação de um elevador, já que a inclinação da rampa da unidade não atende aos critérios estabelecidos.
Na reunião com os vereadores, o secretário disse que a intervenção não foi providenciada anteriormente por causa da pandemia da covid-19. Além disso, Scarpelini afirmou que 30% das Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto não contam com o laudo dos Bombeiros.
O município também informa que pretende executar as intervenções necessárias no prédio, conforme a disponibilidade de recursos.
Atualmente, o prédio funciona como Polo Covid e disponibiliza 37 leitos de internação, entre vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria para o tratamento de pacientes com sintoma causados pelo novo coronavírus.