Uma das candidatas eleitas que contam com base eleitoral na região de Ribeirão Preto é Fabiana Barroso (PL), que recebeu 65.497 votos e vai ocupar uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) a partir de 2023. A deputada eleita se identifica como Fabiana Bolsonaro e se diz conservadora.
Fabiana tem 29 anos, é formada no ensino superior e, em sua conta no Twitter, informa que é atiradora CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). Em 2020, foi eleita vice-prefeita de Barrinha pelo Patriota, partido comandado até então por seu pai, Adilson Barroso, na chapa do prefeito Zé Marcos (PL).
Veja os deputados eleitos para Assembleia Legislativa de São Paulo
Confira como ficou a bancada de São Paulo na Câmara dos Deputados
Quando o pai de Fabiana estava à frente do Patriota, ela ocupou função na direção do partido. Já Adilson Barroso foi deputado estadual entre os anos de 2003 e 2007. Em 2022, ele foi candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas ele recebeu 62.445 votos e não conseguiu ser eleito.
Mudança de nome
Após o registro de sua candidatura, Fabiana pediu a mudança de sobrenome, para utilizar o Bolsonaro, já utilizado em suas redes sociais. Por entender que a utilização do sobrenome “’Bolsonaro’ é um catalizador muito útil no momento de alinhar sua ideologia com seus seguidores”.
Já que ela afirma que sua ideologia é a mesma do presidente candidato à reeleição. Contudo, o pedido foi negado pela Justiça Eleitoral, que considerou que em 2020, quando ela foi eleita vice-prefeita de Barrinha, a agora deputada eleita utilizou o nome Fabiana Barroso.
Em seguida, a candidatura pediu que o nome de urna fosse substituído de Fabiana de Lima Barroso, seu nome de registro, para Fabiana B., o que foi acatado pela Justiça Eleitoral.
Apesar da proximidade com Bolsonaro, em sua página do Facebook foram publicadas fotos, da campanha de 2018, do ex-governador Márcio França, que na ocasião tentava se reeleger com o apoio do Patriota, então partido da família Barroso.
Neste ano, França concorreu ao Senado Federal em chapa com o candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), no qual sua esposa, Lúcia França, é vice do petista. No último domingo, o ex-governador foi derrotado pelo Astronauta Marcos Pontes na disputa pelo Senado.