Ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as comemorações após a vitória do petista ter sido oficializada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite de domingo (30), estava a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, atual esposa do candidato eleito e futura primeira-dama do Brasil.
Lula e Janja se casaram no último mês de maio, ele tem 77 anos, completados na última quinta-feira (27), e ela 56. Rosângela nasceu em União da Vitória, no interior do Paraná, e é filiada no PT desde 1983.
Bolsonaro se mantém em silêncio após derrota; Entenda
Veja como o eleitor de Ribeirão Preto votou no 2º turno das eleições 2022
Lula foi casado por 43 anos com Marisa Letícia Lula da Silva, com quem teve três filhos – Lula ainda adotou o filho do primeiro casamento de Marisa. O presidente eleito ainda tem mais uma filha, de outro relacionamento. Marisa Letícia morreu em 2017 após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), aos 67 anos.
Carreira
Janja se formou em Ciências Sociais pela UFPR (Universidade Federal no Paraná), e já foi coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável na hidrelétrica de Itaipu, além de ter sido assessora de comunicação e de relações institucionais da Eletrobrás durante o governo de Dilma Rousseff.
O namoro
O namoro de Lula com Janja começou antes dele ser preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. Ela participou da vigília de manifestantes petistas que davam apoio ao agora presidente eleito, que havia sido preso pela Operação Lava Jato – as condenações foram anuladas.
Eles vivem juntos em uma casa em São Paulo desde que Lula foi solto, em novembro de 2019. Durante a campanha eleitoral de 2022, Janja participou de diversos eventos de campanha do presidente eleito e apresentou a nova versão do jingle “Lula Lá”, que acompanha Lula desde a disputa presidencial de 1989.