O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou o julgamento do Barquet Miguel Júnior, morador de Ribeirão Preto, preso nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O julgamento será realizado no plenário virtual no período entre 23 de fevereiro e 1º de março. Atualmente, ele responde o processo em liberdade.
Barquet foi acusado pela Procuradoria-Geral da República pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado.
Além do morador de Ribeirão Preto, outras 14 pessoas serão julgadas no processo, que tem como relator o ministro Alexandre de Moraes. O julgamento contará com a participação dos 11 ministros do Supremo, incluindo Flávio Dino, que toma posse no dia 22 de fevereiro.
Outro lado
A defesa de Barquet Miguel Júnior não foi localizada pela reportagem. Em depoimento realizado no ano passado, ele negou participação das ações de depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Na ocasião, Barquet disse que viajou até Brasília para conhecer a Capital Federal. Ele afirma que foi sozinho, de ônibus, e se hospedou em um hotel. Ele afirmou que estava próximo do Palácio do Planalto, quando teria começado “uma grande confusão”.
Segundo o relato, o ex-advogado disse que, por conta disso, “optou por se refugiar” no prédio e, que ao entrar, o local já estava “quebrado e revirado”.
Contudo, declarou que não presenciou o momento que os atos de vandalismo ocorreram e que nem sabe quem são as pessoas responsáveis pela destruição.
O depoimento completo pode ser conferido clicando aqui.
SAIBA MAIS
Leilão da Receita tem air fryer, perfumes importados e fantasia do Transformers
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como foi a madrugada do BBB após liderança de Raquele?