- Publicidade -
PoliticaTSE condena Jair Bolsonaro e ex-presidente fica inelegível até 2030

TSE condena Jair Bolsonaro e ex-presidente fica inelegível até 2030

Nesta sexta-feira (30), a ministra Cármen Lúcia seguiu o voto do relator; caso condenado, Bolsonaro não poderá concorrer por 8 anos

- Publicidade -

 
 
 

Notícia atualizada às 14h43 de 30 de junho de 2023*

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030. Bolsonaro foi condenado por 5 votos a 2 nesta sexta-feira (30).

- Publicidade -

A ministra Cármen Lúcia foi a quinta magistrada a votar – a quarta pela condenação -, formando a maioria do colegiado para que o ex-presidente ficasse inelegível – veja o julgamento de Bolsonaro no player acima. 

Após a magistrada, Alexandre de Moraes também seguiu o relator pela condenação e Nunes Marques votou contra a ilegibilidade do ex-presidente.

Os outros ministros que votaram pela condenação são o relator do processo, Benedito Gonçalves, Floriano Marques e André Ramos Tavares. O ministro Raul Araújo votou contra a condenação. 
 

Por que Bolsonaro está sendo julgado?
 

O tribunal analisou a conduta de Bolsonaro durante uma reunião realizada em julho do ano passado no Palácio da Alvorada, na qual ele criticou o sistema eletrônico de votação. A legalidade desse encontro foi questionada pelo PDT. 

- Publicidade -

Na ocasião, a reunião foi transmitida pela TV Brasil, a emissora de comunicação pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).Os quatro ministros convergem para condenação do ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação para disseminar informações falsas a fim de desacreditar o sistema de votação.

Por outro lado, o TSE absolveu o general Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. Os ministros que já se manifestaram entenderam que ele não teve envolvimento com a reunião. O nome de Braga Netto foi incluído no processo pelo PDT.
 

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -