- Publicidade -
PolíticaTudo o que você precisa saber para votar no 2º turno das eleições 2022

Tudo o que você precisa saber para votar no 2º turno das eleições 2022

Neste domingo, 30 de outubro, os eleitores do Estado de São Paulo vão escolher o futuro presidente da República e o novo governador

- Publicidade -
Confira como será a votação no 2º turno das eleições neste domingo, 30 de outubro (Foto: Divulgação)
Confira como será a votação no 2º turno das eleições neste domingo, 30 de outubro (Foto: Divulgação)

 

Neste domingo, 30 de outubro, 467.661 eleitores de Ribeirão Preto vão às urnas para o segundo turno das eleições 2022 para eleger o novo governador do Estado de São Paulo e o futuro presidente da República. Em todo o País, o período de votação é o mesmo: as seções eleitorais serão abertas às 8h e a votação será encerrada às 17h.

- Publicidade -

O que levar para votação?
 

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Os documentos oficiais com foto aceitos são:
 

  • carteira de identidade
     
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
     
  • identidade social
     
  • passaporte
     
  • certificado de reservista
     
  • carteira de trabalho
     
  • ou outro documento de valor legal com foto.
     

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá – lembrando que não é possível baixar o e-Título neste domingo.

Como justificar

- Publicidade -

Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral podem justificar a ausência pela internet. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica (clique aqui).

A opção da justificativa ficará disponível no e-Título durante o horário da votação, das 8h às 17h. O Requerimento de Justificativa Eleitoral, o RJE, também pode ser apresentado, acompanhado de um documento com foto, em qualquer local de votação do estado no dia e horário do pleito.

O requerimento deve ser preenchido com o número do título de eleitor. Caso contrário, não será aceito. Quem não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?

Pode. Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.

Não cadastrei a biometria. Posso votar?
 

Sim. Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente nas Eleições 2022.

Qual a ordem de votação?
 

A ordem de votação na urna será: governador, com dois dígitos (onde houver segundo turno para governador) e presidente, com dois dígitos (em todo o país).

Eleitorado de Ribeirão Preto
 

A maior parte do eleitorado de Ribeirão Preto é formada por mulheres, com 54% do total, ante 46% do eleitorado formado por homens. Ribeirão Preto conta com 1.130 seções eleitorais, divididos em 128 locais de votação – os locais de votação podem ser consultados clicando aqui.
 

Os maiores locais de votação de Ribeirão Preto são:
 

  • Colégio Marista/Centro – 8960 eleitores
     
  • E.E. Amélia dos Santos Musa/Ipiranga – 8.531 eleitores
     
  • Centro Universitário Barão de Mauá/Jardim Paulista – 7501 eleitores
     
  • E.E. Alberto Santos Dumont /Sumarezinho – 7.271 eleitores

Ônibus gratuito

Os eleitores também poderão ir até o local de votação de ônibus e sem pagar nada, já que a prefeitura seguiu recomendação da Defensoria Pública de São Paulo e do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e vai promover o passe livre no transporte coletivo no período entre 6h e 18h. 
 

Os usuários deverão embarcar nos veículos pelas portas traseiras. O município informou que será ampliada a circulação de linhas em 25%. O Governo de São Paulo também vai seguir determinação judicial e também liberou a gratuidade para os ônibus intermunicipais (durante todo o dia) e para trens e Metrô na Capital do estado no período entre 6h e 20h.
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -