Acontece nesta sexta-feira (28) o último debate antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, que colocará frente a frente o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro será transmitido pela TV Globo, a partir das 21h30.
O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e será realizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O encontro entre os candidatos acontece logo após a transmissão da novela Travessia.
1º turno
No primeiro turno, Lula recebeu 57.259.504 votos (48,43% dos votos válidos), já Bolsonaro recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos). Pela primeira vez na história do País, o atual presidente da República enfrenta um ex-presidente em uma disputa presidencial.
Regras
O debate entre Lula e Bolsonaro contará com cinco blocos:
- O primeiro e o terceiro serão de temas livres. Cada candidato terá 15 minutos para administrar o tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro será o primeiro a falar no primeiro bloco, e Lula iniciará o terceiro.
- Já no segundo e no quarto blocos, os temas serão definidos pela TV Globo, com duração de 20 minutos. Lula e Bolsonaro devem escolher entre seis assuntos que serão exibidos em um telão. Além disso, os candidatos terão cinco minutos, cada um, e, assim como nos outros blocos, eles devem administrar o tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. No segundo bloco, Lula será o primeiro a falar e no quarto, será a vez de Bolsonaro iniciar.
- Por fim, no quinto bloco, os candidatos farão as considerações finais. O primeiro a falar será Lula, e o debate será encerrado por Bolsonaro. As ordens das falas foram definidas junto com os representantes dos partidos.