O primeiro turno das eleições 2022 acontece no próximo domingo, 2 de outubro. Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. A votação em todo o País acontece entre 8h e 17h.
Os documentos oficiais com foto aceitos são:
- carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- identidade social
- passaporte
- certificado de reservista
- carteira de trabalho
- ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.
Como baixar o e-Título
O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral, desde que atualizado e com foto – no caso dos eleitores que fizeram a biometria.
É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento.
São 5 votos: Veja a ordem de votação na eleição de domingo
‘Boca de urna’ virtual é proibida no dia da eleição; Entenda
Também pode ser usado no dia da eleição também para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência, entre outras.
O e-Título pode ser baixado nas plataformas IOS e Android. É válido lembrar que a emissão não será possível no dia da votação, portanto, este sábado, 1º de outubro, é o último dia para que você possa baixar o aplicativo.
Caso você já tenha o e-Título, verifique se está tudo certo e mantenha o app atualizado.