A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), natural de Ribeirão Preto, faltou ao depoimento marcado para esta quinta-feira (26) no Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota, a assessoria da parlamentar disse que ela está hospitalizada e vai passar por um procedimento de emergência.
A oitiva ocorreria na ação penal na qual Zambelli e o hacker Walter Delgatti são réus pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. Delgatti compareceu à oitiva, mas não foi ouvido. A assessoria do hacker não informou o motivo.
O hacker foi preso em Ribeirão Preto em 2019, durante a Operação Spoofing. Ele está encarcerado em uma penitenciária de Araraquara (SP) e é réu confesso.
Depoimento no STF
Em maio deste ano, Zambelli e Delgatti viraram réus após a Primeira Turma do Supremo, por unanimidade, aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que acusa a deputada de ser a autora intelectual da invasão para emitir um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
A deputada e o hacker respondem pelos crimes de falsidade ideológica e invasão a dispositivo informático. A defesa de Carla Zambelli sustenta que não há provas de que a parlamentar tenha incentivado o ataque hacker ao sistema do CNJ.
SAIBA MAIS
Posso votar sem o título de eleitor? Veja o que diz o TSE
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM