A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta quarta-feira (14), que a cobertura vacinal contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, continua baixa em Ribeirão. A imunização é indicada para crianças de 1 a 4 anos.
De acordo com o programa de imunização da pasta, foram aplicadas em Ribeirão Preto, desde o início da campanha, 11.808 doses, o que representa 35,2% do público estimado em 33.559 crianças nessa faixa etária.
O município de Ribeirão Preto mantém a campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação até o dia 30 de setembro, em todas as 37 salas de vacinas, de segunda a sexta-feira. As unidades têm realizado busca ativa das crianças faltosas.
VEJA TAMBÉM
Tudo que você precisa saber sobre o retorno da Locomotiva a Ribeirão
Zona Sul de Ribeirão Preto vai ganhar novo supermercado; Há vagas de emprego
Doença
A poliomielite é uma grave doença infecto-contagiosa aguda que provocou surtos e epidemias no país e em outras partes do mundo, no século XX. Embora a maioria dos países tenham eliminado a pólio, a doença ainda é registrada em algumas partes do mundo.
O último caso de poliomielite paralítica ocorreu em 1989, na Paraíba. A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional desde 1994, quando foi emitido certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
“Não há casos de poliomielite no Brasil desde 1989 e por conta da pandemia, as coberturas vacinais na cidade caíram. Portanto, conclamamos a população a se vacinarem para evitarmos problemas no futuro”, disse a coordenadora do programa de Imunização Mayra Fernanda de Oliveira.