A Secretaria Estadual da Saúde, confirmou nesta segunda-feira (9), que Ribeirão Preto, tem dois casos da subvariante da Ômicron XBB.1.5. A descoberta da nova cepa, por meio do processo de sequenciamento genético, já havia sido divulgada, na última quinta-feira (5), pelo diretor do Hemocentro de Ribeirão, Rodrigo Calado.
Em nota encaminhada à imprensa, a Pasta informa que mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. ‘No momento SP tem três casos da variante XBB.1.5 confirmados, sendo um em Indaiatuba e dois em Ribeirão Preto. Os casos estão sob acompanhamento junto aos municípios de origem dos pacientes”, disse a nota.
VEJA TAMBÉM
Mega da Virada: Apostador procura a Polícia e diz que foi enganado em ‘bolão premiado’
‘QG’ golpista em Ribeirão Preto é esvaziado por ato pró-democracia
Ainda de acordo com a Saúde, o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos. Também disse que a Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as variantes. Destaca, por fim, que a vacinação é a melhor ferramenta para a prevenção a casos graves de covid-19.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a subvariante da Ômicron XBB.1.5 é a mais transmissível já encontrada pelos técnicos. Em Indaiatuba, a coleta foi feita em uma paciente de 54 anos, no dia 9 de novembro, por um laboratório particular. Em relação aos pacientes infectados em Ribeirão Preto, nenhuma informação foi divulgada.