Em mais uma reviravolta, o ministério da Saúde voltou atrás nesta quinta-feira (23) e passou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra o novo coronavírus (covid-19).
LEIA MAIS – Não tomou a vacina? Ribeirão abre agendamento para 1ª dose
É válido lembrar que a secretaria da Saúde de Ribeirão Preto já havia anunciado que seguiria a orientação do Governo de São Paulo para manter a vacinação dos jovens com idades entre 12 e 17 anos após consulta ao Comitê Científico do Estado.
Em Ribeirão, mais de 33,8 mil jovens já haviam sido imunizados até o início desta semana, o que corresponde a mais de 60% da população nesta faixa etária.
Reviravolta
O ministério da Saúde publicou nota técnica, foi constatado que a morte de um adolescente após ter sido vacinado contra covid-19 não tem relação com o imunizante. O rapaz sofria de doença autoimune.
O caso foi, então, discutido no Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e outros Imunobiológicos (CIFAVI), que recomendou a retomada da vacinação dos adolescentes sem comorbidades.
A mesma recomendação foi dada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT) e pela Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI), após reunião no último dia 17.
A orientação também considera pesquisas recentes internacionais, que apontam um baixo número de eventos adversos graves após a vacinação neste grupo.