Autotestes de Covid-19 aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) chegaram no final desta semana nas farmácias de São Carlos (SP). O produto possibilita que o próprio consumidor faça a testagem e avalie o resultado, que deve sair em 15 minutos.
De nove drogarias levantadas pelo portal acidadeon e pela CBN, três delas já estão comercializando o produto neste sábado (12), sendo que algumas até registraram suas primeiras vendas. Atualmente, o autoteste está sendo vendido a R$ 69,90, preço mais baixo em comparação aos testes feitos em farmácias.
O resultado deve ser avaliado pelo próprio paciente. Caso dê positivo, a orientação da prefeitura é que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para relatar o diagnóstico e receber atendimento médico, se desejar. Em casos negativos a notificação não é obrigatória.
Ainda segundo a administração, não há regras que exijam que o município seja obrigado a controlar a venda dos testes, portanto, somente os casos positivos notificados pelos pacientes às unidades serão contabilizados em boletins epidemiológicos.
Histórico
A diretoria da Anvisa aprovou o uso e venda de autotestes de Covid-19 no país em 28 de janeiro, com a expectativa de que a decisão ajudasse a conter a transmissão da variante ômicron. O registro do primeiro autoteste aconteceu em 17 de fevereiro, e até agora nove foram aprovados.
Para ajudar a população, a Agência desenvolveu um painel específico que oferece acompanhamento dos processos de pedidos de registro de testes – os dados têm 25 horas de atraso. (Clique aqui e acesse)