São Carlos tinha, até o final de maio, 82 mortes a mais por Covid-19 nas contas dos cartórios do que nas estatísticas oficiais da Prefeitura. Na explicação dos registradores e do município é que há óbitos suspeitos sendo contabilizados como positivos na estatística mais alta.
Do começo da pandemia até maio, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) conta 434 mortes por Covid-19, número que baixa para 352 na soma oficial.
A diferença da metodologia de contagem explica os números díspares. Segundo a oficial titular do 2º Cartório de Registro Civil de São Carlos, Carmen Sueli Corrêa Destro, o sistema da Arpen-SP conta todas menções a Covid-19 escritas em guias assinadas pelos médicos, mesmo aquelas em que a morte por Covid é uma suspeita ainda não comprovada em laboratório.
“Pode ser que os números estejam maiores por causa dos casos suspeitos, que entram no Painel Covid-19 como se fossem mais um óbito por causa da doença”, comenta.
A diferença entre as contagens é de 23% para cima na tabulação feita pela Arpen-SP.
Segundo a Prefeitura, os óbitos são contabilizados na soma oficial por município de residência, excluindo as pessoas que na data do óbito não tenham resultado conclusivo da doença, o contrário do que ocorre nas contas dos cartórios.
“O que não tem acontecido, pois as pessoas quando internam já têm resultado de exame, considerando que os resultados são liberados rapidamente”, afirma a nota oficial.
A administração afirmou ainda que pode ocorrer atraso na digitalização do óbito no sistema, acarretando atrasos na notificação.
As disparidades entre os dados oficiais e os dos cartórios acontecem desde o começo da pandemia. Em apenas quatro meses houve coincidência nos indicadores. As diferenças, entretanto, têm se intensificado desde o agravamento da epidemia na cidade. Apenas no trimestre encerrado em maio foram 52 mortes a mais na soma das Arpen-SP.
Possibilidade de retificação
De acordo com Carmen, familiares de pessoas com óbito suspeito de Covid que queiram retificar a certidão de óbito após o resultado negativo de exame podem solicitar a mudança diretamente nos cartórios de registro civil.