São Carlos define nas próximas horas se endurece as regras da quarentena, em uma segunda rodada de novas restrições. Acontece nesta manhã de segunda-feira (28) em auditório do Paço Municipal uma reunião com líderes religiosos e para logo mais, às 15h, está marcado um encontro com representantes das atividades econômicas.
De acordo com ofício enviado pelo Comitê de Crise para líderes religiosos, na reunião desta manhã seriam debatidos no encontro orientações sobre protocolos sanitários e “novas regras e restrições para a categoria”.
A Prefeitura de São Carlos confirmou que “diversas reuniões” serão realizadas hoje, mas não detalhou o assunto.
A nova rodada de endurecimento da quarentena acontece em um momento que São Carlos vê índices altos de casos e mortes por Covid-19. Entre os dias 20 e 27 de junho, o município contou 931 casos e 19 mortes pela doença. No mês, os números são ainda maiores 2.875 casos e 75 mortes.
Regras atuais
Está limitado até as 20h o atendimento presencial nos mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante, lojas de conveniência). A capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados é de 40%, podendo diminuir gradativamente. Após as 20h esse segmento somente poderá atender os clientes pelo sistema delivery ou drive-thru. O toque de recolher passa das 20h às 05h.
As academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, parques e clubes também poderão funcionar somente até às 20h de acordo com a deliberação do Comitê. Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.
A proibição de locação de áreas de lazer e recreação continua. A multa é de R$ 10 mil pelo descumprimento.