- Publicidade -
CoronavírusPesquisador da Fiocruz vê a possibilidade de São Carlos ter casos da Ômicron

Pesquisador da Fiocruz vê a possibilidade de São Carlos ter casos da Ômicron

Movimento pendular entre municípios com casos já confirmados aumenta a probabilidade de nova cepa já estar na cidade

- Publicidade -

Foto: Itamar Crispim / Fiocruz
Foto: Itamar Crispim / Fiocruz

Após a confirmação de casos da variante ômicron em municípios da região, há a possibilidade de São Carlos ter casos da nova cepa. A avaliação é do diretor da Fundação Oswaldo Cruz e professor da UFSCar, o médico Rodrigo Stábeli.

- Publicidade -

Em entrevista à CBN São Carlos nesta quarta-feira (22), o pesquisador afirmou que a região Central conta com uma relação pendular com Ribeirão Preto e a capital, de movimentação de moradores entre as localidades.

“É possível que tenhamos a variante ômicron na região de Araraquara, São Carlos, e somente não enxergamos ainda”, afirmou. A entrevista foi feita pouco antes de Araraquara confirmar os três primeiros casos da nova variante.

A identificação da variante custa caro e é um serviço difícil de ser encontrado em laboratórios, segundo o pesquisador. “Para a gente entender a identidade do vírus em circulação precisamos sequenciar o material genético”.

Para Stábeli, a “notícia boa” na identificação de nova cepa é que todas as medidas sanitárias para as variantes anteriores são eficazes e recomendadas para a ômicron. “Completar o esquema vacinal, usar máscara e praticar o distanciamento físico. Com isso você não vai pegar nem a ômicron, nem a delta, nem a beta, nem a alfa”, conclui.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -