Após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (18), o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus informou que a prefeitura de São Carlos (SP) vai aderir ao decreto estadual e liberar o uso de máscaras em locais fechados, com exceção de ambientes hospitalares e transporte coletivo/compartilhado.
De acordo com Luiz Antonio Panone, coordenador do Comitê, a reunião acabou por volta das 10h e o poder público decidiu seguir o decreto do governo estadual, mantendo também as ressalvas feitas em relação aos hospitais, unidades de saúde e meios de transporte.
“Nós temos sempre buscado equilíbrio nas orientações que advém do Plano São Paulo com as orientações passadas pelo comitê científico, e nesse sentido, estamos sugerindo ao prefeito que faça o decreto ainda hoje seguindo exatamente o decreto, ou seja, liberando o uso de máscaras em locais fechados”, disse à CBN São Carlos.
Panone frisou que, pensando na população, o comitê também fez orientações em relação aos imunossuprimidos e pessoas com comorbidades. “Fazemos uma recomendação de que as imunossuprimidas, pessoas com comorbidades e que estejam com a saúde fragilizada, sistema imunológico comprometido, mesmo que esteja com a cobertura vacinal em dia, que essas pessoas continuem usando máscaras”, disse.
O coordenador ainda ressaltou que é apenas uma recomendação e que o comitê não tem poder decisório, mas que “historicamente o prefeito tem seguido todas as sugestões”. O decreto, segundo ele, deve ser publicado no Diário Oficial ainda hoje, e passa a valer de imediato.