- Publicidade -
CoronavírusSP segue com menor média casos de COVID do ano mesmo com ajuste de dados em base federal

SP segue com menor média casos de COVID do ano mesmo com ajuste de dados em base federal

Casos, internações e óbitos caíram até seis vezes em comparação ao pico da segunda onda; confira

- Publicidade -

Centro de Campinas durante pandemia de covid-19 (Foto: Denny Cesare/Código19)
 (Foto: Denny Cesare/Código19)

- Publicidade -
O Estado de São Paulo registra atualmente a menor média diária de novos casos de COVID-19 deste ano: são 3.906 por dia, número que chegou a ser quase quatro vezes maior no pico da segunda onda da pandemia. Esta baixa média em setembro se manteve mesmo com a inclusão de dados represados após mudanças definidas pelo DataSUS/Ministério da Saúde para extração dos dados do E-SUS, sistema federal para notificação de casos leves da doença (mais informações abaixo).
A média diária de novos óbitos verificada em setembro também é a menor do ano, até o momento. Até hoje (16), o cálculo é de 123 mortes por dia, número que foi quatro vezes maior em junho, quando a média foi de 543 diariamente.
Os dados mostram que o declínio de casos, internações e óbitos da COVID-19 é um fato concreto e sustentado no tempo. Esta melhora dos indicadores é resultado do êxito da campanha de vacinação, que reduz o agravamento e a mortalidade pela doença.
O número de internados também já é quase seis vezes menor que o do pico da segunda onda, quando chegou a ultrapassar 31 mil pacientes graves em assistência hospitalar. Hoje (16), são 5.412 pessoas hospitalizadas, somando 2.611 em leitos de Terapia Intensiva e 2.801 em enfermaria.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 32,7% e na Grande São Paulo é de 38,7%_

Entenda as mudanças do E-SUS 

As estatísticas de casos leves de COVID-19, notificadas no E-SUS, estavam impactadas desde que o DataSUS realizou mudanças na API (sigla em inglês para “Application Programming Interface”) que alteraram o desfecho de casos confirmados de COVID-19 e afetaram a dinâmica de extração dos dados. Não houve nenhuma mudança com relação ao SIVEP, sistema onde são notificados os casos de internação e mortes.
A nova API do E-SUS foi liberada no dia 8 de setembro pelo DataSUS, e a partir de então as equipes técnicas trabalharam na adequação dos processos.
Com a alteração, passam a ser contabilizados no balanço geral 22.678 casos além dos previamente disponíveis no E-SUS, que são relativos a notificações entre março e julho. Todos foram computados neste dia 16 de setembro e, ainda assim, as estatísticas não tiveram reversão da tendência de queda.
Com esta inclusão, o balanço acumulado em todo o período passa a ser de 4.325.189 casos. Desse total, 4.105.705 tiveram a doença e já estão recuperados, sendo que 446.259 foram internados e receberam alta hospitalar. Houve também 147.811 óbitos.
O detalhamento dos dados da pandemia está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Dados atualizados em 16/09/2021 – 18h30

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -