Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão alertando a população sobre um novo golpe que tem se espalhado. Os golpistas usam os dados de processos para cometerem o crime de extorsão de dinheiro. Em Araraquara, a 40km de São Carlos, um idoso foi vítima deste tipo de estelionato ontem.
“Esses golpistas conseguem os dados do processo, conseguem o telefone da pessoa, ligam como se fossem do escritório ou como se fosse o advogado”, explica Mozart Gramiscelli Ferreira, advogado e presidente da OAB Rio Claro, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
Ferreira conta que antes o crime era feito via whatsapp, mas, agora, é por telefone. Geralmente, os criminosos pedem um adiantamento de custos, adiantamento de honorários e falam para vítima valores maiores do que elas tem para receber. O profissional ressalta que advogados (as) têm a conduta de ligar para os clientes, mas não pedem dinheiro via telefone, sendo que qualquer assunto do tipo é tratado pessoalmente e de forma bem explicada sobre o andamento do processo.
Mozart revela que os golpes costumam acontecer com mais frequência em processos contra o INSS e aqueles referentes à poupança do Plano Collor e Plano Bresser.
“Nós temos vários casos, inclusive aqui no escritório mesmo. Uma cliente nossa depositou R$ 10 mil para o golpista, o que deixa a gente assustado e com a necessidade de realmente alertar a população para que não caia nesse golpe”, afirmou.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.