- Publicidade -
CotidianoCentro de Inteligência Artificial da USP São Carlos ganha “supercomputador” para pesquisas avançadas

Centro de Inteligência Artificial da USP São Carlos ganha “supercomputador” para pesquisas avançadas

O centro comemora seu segundo aniversário na próxima quarta-feira (19) e a sede do instituto em São Carlos será a presenteada da vez

- Publicidade -
Centro de Inteligência Artificial da USP São Carlos ganha “supercomputador” para pesquisas. (Foto: Divulgação/USP)
Centro de Inteligência Artificial da USP São Carlos ganha “supercomputador” para pesquisas. (Foto: Divulgação/USP)

O Centro de Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP) comemora seu segundo aniversário nesta semana, na próxima quarta-feira (19), e a sede do instituto em São Carlos será a presenteada da vez com um “supercomputador” para a realização de pesquisas avançadas na área.

O equipamento será instalado na sede do Center for Artificial Intelligence (C4AI) da USP São Carlos e se trata de uma máquina do tipo Estação NVIDIA DGX A100, a qual possui o mesmo desempenho do Supercomputador Santos Dumont, que integra o Laboratório Nacional de Computação Científica do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

De acordo com o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos, Fernando Osório, o novo equipamento que a cidade ganhou tem capacidade para realizar 5 quatrilhões de cálculos matemáticos por segundo.

LEIA MAIS
Conselho de Pesquisa da UFSCar lamenta “desmonte” e cortes promovidos pelo governo

A título de comparação, tem-se que a capacidade do NVIDIA é 5 mil vezes maior do que o desempenho de um computador comercial de última geração equipado com um processador Intel i9, já que este executa cerca de 1 trilhão de operações por segundo.

“Para darmos uma ideia de comparação, a NVIDIA é 5 mil vezes mais rápida do que o processador Intel de última geração que equipa os computadores mais atuais. Isso é um presente fantástico, porque coloca a cidade de São Carlos em destaque em termos de poder de computação para poder desenvolver pesquisas em inteligência artificial”, explicou o professor.

Osório explica que o Supercomputador Santos Dumont foi adquirido para processar dados sobre a previsão do tempo, os quais são complexos e precisam ser processados por uma máquina avançada, a fim de alcançar uma melhor precisão, enquanto a NVIDIA terá a função de melhorar os cálculos em inteligência artificial.

- Publicidade -

O docente ressalta, ainda, que a nova aquisição é muito positiva para a cidade, pois faz com que as áreas de pesquisa, tecnologia e inovação avancem no país, tornando o Brasil mais competitivo em inteligência artificial frente aos demais mercados. 

“Nós não conseguimos competir com as pesquisas feitas no exterior se não tivermos equipamentos tão bons quanto os usados por outros grupos de pesquisa de outros países, como fazem os Estados Unidos e a Europa. Isso nos coloca em uma posição de destaque e permite que possamos desenvolver pesquisas tão boas quanto as pesquisas que são feitas lá fora. É o Centro de Inteligência Artificial da USP e a USP de São Carlos entrando no mapa da supercomputação e das pesquisas de ponta na área de inteligência artificial”, afirmou Osório.

VEJA TAMBÉM
Seu Jorge sofre ataques racistas durante o show; veja

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -