O incêndio de grandes proporções que atingiu, ao menos, seis propriedades rurais em São José do Rio Pardo foi controlado entre a noite de domingo (11) e a manhã desta segunda-feira (12), após três dias de duração. As chamas foram combatidas pelas equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Defesa Civil.
O fogo teve início na última quinta-feira (8), às margens da Rodovia Rubens Fernandes de Ávila (SP-211), e destruiu plantações, instalações de propriedades rurais e Áreas de Preservação Permanente (APPs).
As equipes da administração municipal ainda se encontram nos locais afetados para garantir que as chamas não reacendam com a ação dos ventos e voltem a se alastrar novamente pela região.
LEIA MAIS
Após incêndio de 3 dias, propriedades rurais de São José do Rio Pardo são devastadas
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Machado, o fogo não chegou a atingir residências da região rural e não provocou a morte de animais que vivem nas matas atingidas.
Machado afirmou ainda que o Corpo de Bombeiros do município foi acionado diversas vezes, mas atuou no combate somente no primeiro dia da ocorrência. “Eles foram no primeiro dia, na quinta-feira, e depois deixaram nossa equipe lá sozinha”, contou o secretário.
Os agricultores também reclamaram da falta de atendimento do Corpo de Bombeiros da cidade, o que, segundo eles, contribuiu para que as chamas se alastrassem ainda mais.
VEJA TAMBÉM
Fim da crise? Gisele Bündchen declara torcida para Tom Brady