- Publicidade -
CotidianoUm mês após enchentes, evasão de lojas na região central chama atenção

Um mês após enchentes, evasão de lojas na região central chama atenção

Na Avenida Comendador Alfredo Maffei, próximo ao Mercadão, são 13 estabelecimentos fechados; “Vai ficar um quarteirão morto”, diz um dos comerciantes da região

- Publicidade -
Lojas afetadas pelas chuvas estão fechando. Foto: CBN São Carlos
Lojas afetadas pelas chuvas estão fechando. Foto: CBN São Carlos

Neste sábado (28) se completa um mês da última enchente que causou destruição em São Carlos, deixando inclusive uma vítima fatal. Um dos pontos mais destruídos foi novamente a baixada do Centro, onde dezenas de lojas tiveram perdas irreparáveis e de valores altíssimos.

Poucas horas de chuva bastaram para que bens públicos e particulares fossem completamente destruídos. Casas alagadas, uma mulher que morreu sendo arrastada pela enxurrada, carros levados pela força da água e prejuízos incontáveis aos comerciantes. Foram 235 milímetros, e segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior volume de chuva daquele dia no país.

- Publicidade -

Com o nível da água baixando, logo veio a força tarefa que movimentou centenas de pessoas por dias: limpeza das vias públicas e dos estabelecimentos, retirada dos veículos que deram “perda total”, coleta dos escombros que ficaram espalhados por todos os lados – incluindo o próprio asfalto –, tudo em um cenário de muita tristeza.

Leia mais

Previsão aponta muita chuva para o sábado em São Carlos

Prefeituras de Porto Ferreira e Pirassununga proíbem evento “descida de boia” no Rio Moji-Guaçu

Ao longo dos dias, a vida seguiu para todos, mas muitos ainda estão em busca de uma esperança com o recomeço. E recomeço de verdade, já que em uma rápida caminhada ao Centro da cidade é possível notar que as vitrines cheias deram espaço às portas fechadas e placas de “Aluga-se”.

- Publicidade -

Um exemplo
Uma das regiões que sempre é bastante afetada é a da Avenida Comendador Alfredo Maffei, bem na rotatória. No temporal de 2020, a estátua que ficava no trecho foi levada pela enchente e não mais voltou, e na de 28 de dezembro, pedaços de asfalto se espalharam e carros se encontravam batidos em postes.

Hoje, uma grande parte dos comércios instalados na avenida já mudou do espaço, e outros fecharam definitivamente. Do lado direito da via para quem vem sentindo bairro/centro, oito lojas permanecem abertas e outras oito foram fechadas, e do lado esquerdo, mais cinco estabelecimentos abaixaram as portas.

Comerciante José Natalino Mendes ainda mantém seu comércio de ferragens. Foto: CBN São Carlos
Comerciante José Natalino Mendes ainda mantém seu comércio de ferragens. Foto: CBN São Carlos

O comerciante José Natalino Mendes é um dos que ainda persistem no local, mas já não tem mais vizinhos e compartilha o temor de outros empreendedores: de a região se tornar um deserto.

“Está tendo uma evasão muito grande, porque o pessoal monta o comércio e aí vem a enchente, quer dizer, eles tem que ir para um lugar melhor, um lugar mais alto, e aqui vai ficando vazio. Daqui a pouco vai ficar um quarteirão morto, não vamos ter mais vizinhos. É o que está acontecendo aqui, já tem várias lojas que foram embora”, comentou.

Para ele, a região é um importante polo comercial, mas está abandonado pelo poder público. “Daqui a pouco já fica uma coisa esporádica, um comércio isolado do outro, e isso não é bom para São Carlos porque nós do comércio geramos muito emprego e muito imposto também. É um centro comercial e as autoridades deviam olhar um pouco mais para nós”, completou.

*Com colaboração de Joice Starcke, da CBN São Carlos.

Veja também

Chuvas: Alagamentos elevam os riscos de contaminação por doenças
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -