- Publicidade -
CotidianoABRAz São Carlos recebe psicóloga para falar sobre o sentimento e tabus no cuidar

ABRAz São Carlos recebe psicóloga para falar sobre o sentimento e tabus no cuidar

Reunião virtual de junho aborda desdobramentos da longevidade e propõe um olhar otimista no cuidado dos pacientes com demência. Veja como participar.

- Publicidade -

ABRAz São Carlos recebe a psicóloga Marília Tremarin que fala sobre o sentimento e tabus no cuidar. Foto: Divulgação
 

- Publicidade -

A ABRAz São Carlos traz o bate-papo com a psicóloga Marília Graciela Tremarin que propõe o tema “A Escuta para quem cuida – Sentimentos e Tabus sobre o Cuidar”, para o grupo de familiares e cuidadores de pessoas com demência. Na avaliação da psicóloga, uma vida mais longa é um benefício extraordinariamente valioso, permite a oportunidade de repensar não apenas no que a idade avançada propõe, mas também em todos os seus desdobramentos.  

Marília é mestre em Gerontologia e especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde e traz na bagagem o trabalho de dois anos no Instituto de Psicoterapia da Unimed São Carlos.  

No encontro com a ABRAz a psicóloga irá abordar o impacto e os desafios da demência no cotidiano das famílias, com repercussão em fatores biológicos, sociais e psicológicos, tanto para a pessoa acometida, quanto para o seu cuidador. “E este é quem, geralmente, sente os reflexos psicológicos, sentimentos que causam desconforto emocional, sobrecarga e tristeza.”, disse.  

Marília propõe, diante do impacto na saúde emocional do cuidador, um momento de acolhimento e cuidado para quem tanto cuida.  

Para participar

- Publicidade -

O encontro virtual da ABRAz é aberto à sociedade e será realizado às 19 horas, na quinta-feira, 24 de junho, pelo Google Meet: https://meet.google.com/ppi-iunh-hox.

O propósito da ABRAz  

O objetivo das ações da ABRAZ programadas para 2021 é promover a assistência ao idoso e seu familiar, concentrando esforços e estabelecendo parcerias para enfrentar o estigma que cerca a doença de Alzheimer e outras demências, sensibilizando e conscientizando a sociedade civil, órgãos públicos e privados, pelo respeito e pela garantia dos direitos dos idosos a uma atenção e cuidado com qualidade.  

Cada pessoa é única, apesar de compartilhar sintomas comuns ao diagnóstico. Cada familiar do idoso com demência é único e merece apoio para enfrentar a doença que altera a dinâmica de todos os membros da família.  

O que é Demência?  

Demência é uma condição em que ocorre perda da função cerebral. É um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos, de memória, raciocínio e afetando, também, a linguagem, o comportamento e alterando a própria personalidade. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -