São Carlos (SP) começa a oferecer o serviço de aluguel de patinetes elétricos, a partir deste sábado (18). Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito, a utilização é permitida em ciclovias e ciclofaixas.
A operação, segundo a empresa FlipOn, terá 50 patinetes que estarão disponíveis na Rua dos Ferroviários, 107/145, na Vila Prado.
O serviço terá valor de R$ 0,50 por minuto, mais R$ 3,20 que é cobrado para destravar o equipamento. O pagamento é feito via aplicativo, por meio de cartão de crédito ou Pix. Também há possibilidade de pagamento por meio da opção mensalista.
Para utilizar os patinetes, o usuário deverá baixar o aplicativo da FlipOn em seu celular, realizar o cadastro e estar de acordo com as orientações impostas pela empresa. Depois, basta aproximar a câmera do aparelho no QRCode do patinete e destravar o veículo para começar a usar.
O que diz o Código de Trânsito
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os patinentes devem atender às regras para “equipamentos de mobilidade autopropelidos” (com algum tipo de motorização e com as dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas).
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê que os patinetes andem somente em áreas de circulação de pedestres (em calçadas a até 6 km/h), ciclovias e ciclofaixas (até 20 km/h), e não nas ruas. Também é obrigatório o patinete ter indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, no equipamento.
De acordo com o órgão, fica a cargo de cada município regulamentar demais regras sobre a circulação e estacionamento dos patinetes.