Alvo de disputa judicial em São Carlos (SP), a cachorrinha Chewie foi devolvida para a antiga dona no final da tarde de quarta-feira (29). O caso ganhou repercussão nacional após exibição da reportagem no Fantástico.
A cadela fugiu da casa da técnica de enfermagem Catiene Aloa da Silva Oliveira, a Cacau, em novembro de 2017. Após uma denúncia anônima, ela foi encontrada com a técnica em nutrição Gabrielle Sigoli e um exame de DNA com o filho de Chewie comprovou a identidade.
De acordo com Cacau, ela estava trabalhando quando um homem que não se identificou entregou a cachorra para a família no fim da tarde. “A hora que eu cheguei, alegria total. Já me derramei em lágrimas e estou aqui com minha princesinha, meu bebê de volta ao lar. Ela não estranhou nada. Cheirou tudo, já deitou no sofá, no tapete. É de casa”, comemorou.
“O divertimento vai dobrar. Perfeito. Presente de Ano Novo”, complementou.
A mulher que estava com a shih-tzu disse, em um vídeo enviado à EPTV, que pretende pedir a guarda compartilhada na Justiça, pois alega ter criado laços afetivos. “Como a decisão em primeira instância deu que eu teria que devolver ela [cachorra] para a Catien, eu estarei fazendo isso. Porém, já foi apresentado recurso em segunda instância e a gente está aguardando resposta. A gente também vai entrar com pedido de guarda compartilhada para minimizar todo o transtorno psicológico que está causando para mim e para minha família”, declarou Sigoli.
ENTENDA O CASO
A cachorra fugiu de uma casa no bairro Cidade Aracy em novembro de 2017 e, desde então, passou a viver com outra família. Na época, Catiene procurou pelo animal e chegou a fazer uma campanha nas redes sociais para pedir ajuda.
No entanto, apenas 1 ano e 7 meses depois Catiene recebeu uma mensagem pelo Facebook, de um perfil anônimo, contando que a cachorra estava vivendo com outra família e que a nova tutora sabia que a cadela tinha dono.
Como a mulher que estava com a cadela não quis devolver de maneira amigável, Catiene entrou na Justiça para conseguir de volta Chewie.
Após um exame de DNA feito com um filhote de Chewie que ainda vive com Catiene comprovar que, de fato, a cachorrinha era a mesma que havia fugido em 2017, uma decisão judicial ordenou que Gabrielle devolvesse a cadela para a antiga dona no dia 15 de dezembro.
Porém, Gabrielle não devolveu o animal e já acumula uma dívida de R$ 10 mil por descumprimento da sentença.
*As informações são do G1 São Carlos e Araraquara.