O Hospital Universitário da UFSCar ofertou, nos últimos três meses, 5.582 consultas ambulatoriais. O balanço, divulgado pela administração da unidade, engloba as 63 especialidades e subespecialidades para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A chefe da Divisão de Enfermagem e responsável pelos ambulatórios, Christiane Barbosa, apontou que a importância dos atendimentos do HU no cenário da saúde pública de São Carlos é crescente. “Muitas das especialidades e subespecialidades oferecidas aqui não têm similaridade em nenhum outro serviço da região. Podemos dar um destaque especial para os ambulatórios ‘não-médicos’, conduzidos por profissionais da equipe multiprofissional: psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista e enfermeiro”, afirma.
Ambulatórios multiprofissionais
Além de ambulatórios médicos, os ambulatórios multiprofissionais garantem atendimento e acompanhamento de pacientes que foram atendidos no HU ou que são encaminhados por outros serviços da rede pública de saúde de São Carlos. As especialidades e subespecialidades ofertas são: Psicologia, que acompanha os pacientes dos ambulatórios médicos de cardiologia, endocrinologia, sexualidade, ginecologia endócrina, pré-natal especializado, além de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Há também o ambulatório de Nutrição, que promove acompanhamento nutricional a pacientes encaminhados de outros ambulatórios do HU e da rede básica de saúde.
O ambulatório de educação física acompanha os pacientes de alguns ambulatórios médicos do HU. Na área de Enfermagem, há ambulatório que aborda a educação em saúde voltada a pacientes da Endócrino-pediatria; de curativos e laserterapia que atende pacientes internos e externos do HU, acompanhados pelas áreas de Dermatologia e Cirurgia vascular; e o ambulatório de Patologia do trato genital inferior (PGTI), que atende pacientes acompanhados pelos ambulatórios de ginecologia.
Oferecem consultas também o ambulatório de fonoaudiologia e o de assistência social, que acompanha pacientes da saúde mental, após alta, e dos ambulatórios de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Neste início do mês de agosto, novos ambulatórios estão iniciando suas atividades: o de reabilitação neurológica e o de pós-alta em psiquiatria, além do ambulatório médico de oftalmologia. Haverá também ampliação do ambulatório de nutrição.
De acordo com Christiane, esses ambulatórios promovem a saúde e trazem conforto e segurança aos pacientes e seus familiares. “À medida que eles são avaliados e orientados pelos profissionais, possuem maior chance de conduzirem melhor os tratamentos e adaptarem-se às novas rotinas diárias em busca de qualidade de vida e saúde”, reflete.
Formação profissional
Os ambulatórios multiprofissionais também são um cenário de estágio importante para os alunos dos cursos da saúde da UFSCar. “Esses espaços promovem discussões de casos mais ricas, com a participação e o ‘olhar’ de profissionais com formações diferentes, qualificando o cuidado e tornando o aprendizado mais efetivo”, avalia Barbosa. Além disso, ela conclui que a visão multiprofissional do cuidado proporciona diferentes ações que resultam em benefícios clínicos e humanísticos aos pacientes e familiares, bem como em um aprendizado completo para o estudante.