Uma frente fria deve passar pelo estado de São Paulo na terça-feira (13) de Carnaval, e até lá o calorão pode ser intensificado pelo efeito pré-frontal. As temperaturas ficam acima de 30ºC e algumas cidades do interior paulista podem chegar a 34ºC.
O calor pré-frontal acontece quando o ar quente é empurrado pelo ar frio e o calor fica ainda mais intenso, com temperaturas no alto. No entanto, a partir de quarta-feira (14) o interior deve sentir um ventinho mais fresco, com máximas levemente mais baixas.
Esse calor que tem sido sentido nos últimos dias está sendo provocado por uma massa de ar quente e seco em atuação na região, dificultando a formação de nuvens. É um sistema de alta pressão que faz com que as temperaturas fiquem de 3ºC a 5ºC acima do normal.
Assim, o tempo quente se torna um combustível para a chuva isolada que está prevista para o fim da tarde desta segunda-feira (12). As pancadas podem vir com forte intensidade e há possibilidade de temporais localizados. Na região, estão previstos 10 mm.
Baixa umidade do ar
Outra situação que merece atenção é a baixa umidade do ar, já que desde sexta-feira os índices estão próximos de 30%. Apesar das chuvas, elas não devem ser suficientes para melhorar a umidade e pode oscilar entre 30% e 40% nos horários de pico do calor.
Nos períodos mais quentes, é preciso ter alguns cuidados como:
- Aumentar a ingestão de líquidos;
- Evitar prática de atividades físicas das 10h às 16h;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Usar hidratante e protetor solar e umidificador do ambiente;
- Usar soro fisiológico nas vias aéreas e colírio para evitar ressecamento.