A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou na segunda-feira (4) uma cartilha de orientação sobre produtos fitoterápicos. Tanto o acesso quanto o download pode ser feito pela internet.
A ideia é vencer uma crença de que produtos naturais não podem fazer mal à saúde. Como qualquer medicamento, fitoterápicos e plantas medicinais devem ser utilizados de forma correta para não gerar problemas para quem usa esse tipo de produto.
O material é feito em linguagem simples, para o cidadão comum. São apenas 29 páginas que ajudam a entender que as plantas medicinais possuem propriedades para curar ou aliviar doenças, enquanto os fitoterápicos são os medicamentos feitos com essas plantas.
O documento também explica a diferença sobre o tipo de medicamento e a importância da regulamentação e controle sobre esse setor, já que os medicamentos fitoterápicos, se fabricados ou consumidos de forma errada, podem gerar vários riscos à saúde e até levar a morte.
Um capítulo importante da cartilha é sobre as propagandas enganosas dos produtos fitoterápicos e como evitar comprar um produto que não está de acordo com a legislação. Outra alerta é sobre os cuidados com os chás feitos com plantas medicinais.
A cartilha é gratuita e está disponível no site do Governo Federal. (Clique aqui para acessar)