Apesar dos números crescentes de casos de dengue e até morte pela doença, a população de São Carlos tem procurado pouco a vacina contra a doença.
O município recebeu 3.586 doses do imunizante Qdenga com a indicação de aplicação em crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 11 anos, porém, somente 19 foram aplicadas até a noite de ontem (24).
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
“Em São Carlos já foram registradas 21.383 notificações para Dengue, com 6.800 casos positivos, sendo 6.215 autóctones e 585 importados e desta forma reforçamos a importância dessa vacina”, alerta a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Kelen de Vincenzi.
A vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de saúde da família (USFs), com exceção das unidades da Vila São José e do Botafogo, que passam por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.