- Publicidade -
CotidianoApós 25 dias sem chuva, São Carlos entra em déficit hídrico, afirma Saae

Após 25 dias sem chuva, São Carlos entra em déficit hídrico, afirma Saae

Choveu 76% a menos do que o ideal ou necessário no período dos últimos 25 dias na área urbana e rural de São Carlos

- Publicidade -

Após 25 dias sem chuva considerada “adequada”, São Carlos está em situação de déficit hídrico, segundo o Saae.

A situação ocorre porque falta chuva e há elevado consumo de água no município. Em abril, caíram apenas 23 milímetros de chuva no município.

- Publicidade -

O panorama de abril foi diferente de meses anteriores. Em março, foram 160 milímetros, fevereiro, 79 mm, e janeiro, 150 mm. Em abril do ano passado, foram 136 milímetros de chuva.

De acordo com a Defesa Civil de São Carlos, em parceria com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 76% a menos do que o ideal ou necessário no período dos últimos 25 dias na área urbana e rural de São Carlos.

“Esta situação não é exclusiva da cidade, já que outros municípios também enfrentam o mesmo problema. São Paulo, capital, por exemplo, está há 20 dias sem chuva e já foi emitido sinal de alerta para uso consciente e racional da água. Bauru, no interior paulista, sem precipitações há 21 dias, decretou estado de emergência hídrica no último dia 09/05, quinta-feira, mesma data em que já teve início um programa de rodízio no abastecimento de água entre os bairros para que não haja colapso”, afirmou a autarquia em nota.

Segundo os meteorologistas do IPMET (Centro de Meteorologia da Unesp de Bauru), as temperaturas estão nos índices atuais por causa de um bloqueio atmosférico que está sobre o Estado de São Paulo. É ele que impede a formação de nuvens de chuva e a chegada da frente fria, os principais fatores que contribuem para a diminuição do calor em excesso.

O presidente do Saae, Engenheiro Mariel Olmo, pede a colaboração de todos os usuários, tanto daqueles que moram em regiões que já administram algum tipo pontual de desabastecimento, como dos demais que ainda têm água em abundância.

- Publicidade -

“Neste cenário, é fundamental o comportamento coletivo e solidário de priorizar o uso da água para atividades absolutamente essenciais, como alimentação e higiene. Evitar o desperdício de água potável em banhos demorados, ou para lavar calçadas e veículos, é outra postura inadiável. Louças na pia, e roupas no tanque, não devem ser lavadas com a torneira sempre aberta”.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -