Após dois anos de ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19, mais de 18,7 mil alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) retornam presencialmente nesta segunda-feira (30), mediante obrigatoriedade de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus.
Por meio do um aplicativo ‘Guardiões da Saúde’, a universidade irá monitorar as condições de saúde de estudantes e servidores. Diariamente, os frequentadores dos campi terão que informar o estado de saúde, permitindo o acompanhamento e controle interno da pandemia.
“Eu espero que seja um retorno leve, alegre e com responsabilidade. Que as pessoas usem sempre as suas máscaras em quaisquer ambientes da universidade, que higienizem suas mãos e locais de trabalho frequentemente, que evitem aglomerações, enfim, que todos nós tenhamos os cuidados sanitários que nos são recomendados”, disse Caroline Biazoli, professora do departamento de Metodologia de Ensino.
Entre hoje e sexta-feira (3), a universidade preparou uma programação especial para recepcionar os calouros de 2022 e demais estudantes que estavam afastados do campus desde 2020. Ao todo são 14.299 alunos de graduação e 4.419 de pós-graduação.
Entre os eventos está a campanha Acolhimento Legal, criada pela ouvidoria da universidade para alertar e conscientizar sobre possíveis trotes violentos. A iniciativa será promovida até 16 de junho.
Outros eventos
Em 1º de junho, às 14h30, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar vai realizar a live “Bibliotecas de portas abertas”, onde as direções do SIBi e das bibliotecas da Universidade e da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo (UMMA) farão apresentações para possibilitar que os alunos possam melhor usufruir dos recursos informacionais disponíveis na Instituição. A live acontece ao vivo pelo canal do SIBi no YouTube.
No dia 2 de junho, às 18h30, haverá uma Aula Magna virtual com o tema “Ciência, Sonho e Construção de Futuro”, que será ministrada aos graduandos por Sidarta Ribeiro, professor titular de Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da UFSCar.
Os quatro campi da UFSCar (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino) prepararam eventos presenciais como apresentação institucional e das coordenações dos cursos, tour pelos campi, visitas guiadas às bibliotecas, palestras, mesas de debate, feiras, arrecadação de agasalhos e alimentos, plantões de dúvidas, gincanas, entre muitas outras.
Programação do campus São Carlos
– Segunda-feira, 30/05, 10h-12h: Apresentação dos Coletivos, Projetos e Movimentos Sociais. Local: Auditório do CECH (dentro do AT-2 / Área Sul).
– Terça-feira, 31/05, 13h30-15h: Mesa de Conjuntura e Opressões. Local: Auditório do CECH (dentro do AT-2 / Área Sul).
– Quarta-feira, 01/06, 14h-15h30: Ato Político em Defesa da Democracia. Local: Palquinho (Área Sul).
– Quinta-feira, 02/06, 13h30-15h: Mesa A Universidade é do Povo! – Permanência Estudantil. Local: Vão da BCo (Área Norte).
– Sexta-feira, 03/06, 16h-19h: Cultural Junina por Fora Bolsonaro. Local: Palquinho (Área Sul).