Após registros sequenciais de furtos a prédios públicos em São Carlos, a Guarda Civil Municipal realizou a vigilância nos locais para inibir invasões e danos durante o período de Carnaval. A ação começou as 18h do dia 25 fevereiro e foi realizada até às 22h do dia 2 de março.
Durante esse período foram realizadas 68 operações de saturação, 23 atendimentos de medidas protetivas e 108 atendimentos de alarme. As três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) receberam apoio durante 24h, segundo a Prefeitura. No total foram gerados 563 empenhos de atendimentos dos variados serviços prestados pela Guarda Municipal.
Entre os locais vigiados estão Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei), a fábrica da Prohab o local teve furto registrado há menos de um mês , Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), além de prédios da assistência social, biblioteca, Defesa Civil e os dois cemitérios municipais da cidade.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, a Guarda Municipal também participou de operações juntamente com o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
“Além dessa operação nos prédios públicos, intensificamos o patrulhamento nas UPAS, com intervenções pontuais, conduzimos um indivíduo que estava causando danos próximo a Santa Casa, e também registramos muitas situações envolvendo repúblicas de estudantes”, relata o secretário.