A transição entre os meses de setembro e outubro será marcado por instabilidade no interior de São Paulo, graças ao ar úmido deixado pela frente fria que passou pela região sudeste. Em São Carlos, a previsão indica 50 milímetros de chuva até domingo, mas com altas temperaturas.
Segundo a Climatempo, a recente passagem da frente fria foi responsável pelas áreas de instabilidade que continuam a se formar sob o estado paulista. Os ventos fortes também foram resultados da massa de ar frio que se encontra no mar.
Agora, com a frente fria se afastando do Brasil, a alta pressão atmosférica perde força sobre o interior e o ar úmido se espalhou por quase todo o país, facilitando a formação das nuvens de chuva.
VEJA TAMBÉM
São Carlos lança Campanha de Multivacinação; veja como atualizar a caderneta
São Carlos lança na segunda-feira a Campanha Outubro Rosa
Hoje, o estado de São Paulo está fora dos radares do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), após passar por dias de alertas amarelos para tempestades e vendavais. No entanto, os ventos fortes continuam circulando e fazendo cair a sensação térmica.
E O FIM DE SEMANA?
Nesta sexta-feira (29), a cidade de São Carlos chegou a registrar 14,7ºC, com sensação térmica de 12,7ºC, mas o sol apareceu logo de manhã e deve esquentar um pouco o clima. A previsão indica cinco milímetros de chuva entre tarde e noite para a região central, com máxima de 31ºC.
No sábado (30), a previsão é de outro dia de sol com aumento de nuvens durante a manhã e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. São esperadas temperaturas entre 18ºC e 33ºC e mais 15 milímetros de chuva.
No domingo, a Climatempo sinaliza para uma mudança brusca de tempo que deve derrubar levemente as temperaturas mínimas e máximas – são previstos 30 milímetros de chuva a qualquer hora do dia pela região.
LEIA MAIS