Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e de universidades federais desenvolveram um aplicativo que ajuda jovens na escolha da carreira profissional. A plataforma intitulada Soutec é uma iniciativa parceira com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), e está disponível gratuitamente.
O aplicativo, que deve auxiliar estudantes dos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio, possui questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho e, após a análise desses dados, apresenta um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil profissional de cada um.
Na ferramenta, também é possível personalizar as buscas utilizando critérios como a localização em que o curso é ofertado. Durante o acesso, que pode ser realizado mesmo sem conexão com a internet, é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.
Como usar o aplicativo
Após baixar o aplicativo, o estudante coloca o seu endereço ou compartilha sua localização para a sugestão de instituições de ensino mais próximas.
São disponibilizados dois testes, um de perfil profissional, onde o estudante identifica suas preferências em 72 questões. Após, terá acesso a um relatório completo explicando sobre seu perfil e terá acesso a cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
O segundo teste é de autoconhecimento, onde o estudante escolher quesitos importantes em um emprego. Ao final, é gerado um relatório com suas preferências em um ambiente de trabalho.
“Os cursos técnicos abrem o leque das crianças e permitem que a gente tenha o que chama de protagonismo juvenil, ou seja, elas escolhem algo para fazer, escolhem uma profissão e não precisa necessariamente passar pela universidade”, afirmou o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação ICMC/USP, Seiji Isotani.
Teste antecipado
Antes do lançamento, o aplicativo foi testado por 323 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em escolas de todas as regiões do Brasil.
Em São Carlos, alunos da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, alunos do 9º ano conheceram e aprovaram o aplicativo. “Cada dia a gente pensa em alguma coisa, eu gosto de muita coisa, aí fica difícil escolher”, afirmou o estudante Diogo Lemos.