- Publicidade -
Cotidiano"Apreensão": comércio teme novas tempestades em São Carlos

“Apreensão”: comércio teme novas tempestades em São Carlos

Desta vez, segundo a prefeitura, nenhuma loja foi danificada, mas o medo e a aflição tomaram conta novamente de quem estava na região da baixada

- Publicidade -

Chuva alagou vias do Centro da cidade. Foto: Reprodução
Chuva alagou vias do Centro da cidade. Foto: Reprodução

É só ver um pouquinho mais de água da chuva e pronto, vem o desespero. Após o temporal que atingiu vários pontos de São Carlos (SP), comerciantes e funcionários temem novas tempestades de verão. 

- Publicidade -

Para o vendedor José Galdino, de 67 anos, toda vez que chove é um transtorno seguido de costume, já que convive com isso há 30 anos. Ele relatou que ontem foi tranquilo, mas espera o que virá de pior. 

“Toda vez que chove é uma apreensão, porque se a chuva vir forte vai causar estrago mesmo. A gente fica apreensivo, com os devidos cuidados, e segue em frente. Isso vem se arrastando há muitos anos, e claro que a solução existe, vamos esperar que o poder público amenize o sofrimento do pessoal”, comentou. 

Desta vez, nenhuma loja da região da baixada ficou danificada. Assim que a água subiu, a maioria dos comerciantes abaixou a porta e colocou a comporta por segurança. 

A vendedora Alexsandra Faula, de 34 anos, tem 17 anos de comércio e presenciou inúmeras enchentes. “Não tem quem não sente medo, todo mundo que já passou por enchentes anteriores fica apreensivo, até mesmo porque a gente não sabe até aonde vai chegar. De um ano para o outro, ela vem sempre mais forte que as anteriores”, relatou. 

Para ela, qualquer medida que for tomada não vai resolver, infelizmente é uma coisa que já acontece há anos. “Precisa sim ser feita alguma coisa para amenizar o estrago dos comerciantes e até mesmo por segurança dos funcionários, mas solução não tem. A gente pede a consciência da população para evitar a baixada durante os temporais”, disse.  

- Publicidade -

A doméstica Dina Marques Fermino, de 53 anos, vende acessórios no camelô há seis anos e sabe bem o que fazer nesta situação: cobrir suas mercadorias com plástico. Mas ontem não teve jeito, precisou tirá-las do chão debaixo de chuva. 

“É meu ganha-pão, se deixar molhar eu perco tudo. Já perdi meias, panos de prato, o último alagamento levou sacos de produtos que nunca mais encontrei. Só sei que quando chove muito, ou corre ou morre afogado. Todo mundo ficou com muito medo novamente”, disse. 

Previsão
De acordo com o Climatempo, há previsão de chuva para os próximos seis dias, com um tempo nublado e o sol aparecendo ao longo do dia, mas coberto por nuvens. Nesta semana, a previsão é de temperatura mínima de 17ºC e máxima de 29ºC. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -