Em pouco mais de quatro meses, a cidade de Araras tem o número de casos de dengue sete vezes maior que os registrados no ano passado. Segundo o boletim desta semana, são 1.782 casos e uma morte pela doença.
Este é o maior número de casos desde 2015, quando foram registrados 2.815 contaminados. Durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, foram 1.108 casos. O ano com o menor número de casos foi em 2018, com apenas 18.
A alta contaminação está sobrecarregando o sistema de saúde da cidade que conta apenas com uma Unidade de Pronto-Atendimento. No mês de abril, o hospital bateu recorde de atendimentos com 11.840 pacientes, uma média de 394 por dia.
Medidas
O Setor de Controle de Endemias de Araras vem realizando bloqueios diariamente em toda a cidade, que consistem em orientações aos munícipes, verificações e retiradas de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Após os bloqueios, os locais vistoriados recebem o serviço de nebulização. Os moradores são avisados antecipadamente, e caso não tenha ninguém na residência, são deixados panfletos avisando que a ação será realizada em outra data.
Informações sobre os casos de dengue e ações de combate podem ser obtidas pelo telefone (19) 32132-0575, no Setor de Controle de Endemias.