Há uma semana, a artesã Izabel Fargoni, de São Carlos, vivia um de seus piores momentos ao perder quase 50 anos de trabalho em um incêndio que destruiu seu ateliê. Na tentativa de recomeçar, sua filha Dayane iniciou uma campanha para arrecadar materiais de artesanato.
Era 28 de junho, às 6h, quando a artesã acordou e viu seu espaço de trabalho, que tinha sido cuidadosamente reformado há menos de dois anos, sendo tomado pelas chamas. Prateleiras, guarda-roupas, panos, tecidos, máquinas e materiais que tinham sido comprados recentemente.
“É sofrido porque foram coisas que eu fui comprando aos poucos, uma coisa em um mês, outra em outro mês […] eu faço artesanato desde os meus 11 anos, estou com 56. Foi decepcionante olhar aquele fogo levando embora tudo que você conseguiu construir”, disse.
LEIA MAIS
Em 5 meses, São Carlos teve 137 denúncias de fogo em terrenos
São Carlos volta a registrar temperaturas acima de 30ºC
A estimativa de prejuízo está em torno de R$ 50 mil, mas um dos itens perdidos no incêndio tinha um valor sentimental para a família. “Uma das coisas que pegou fogo e tinha um valor maior era o guarda-roupa do meu irmão, que faleceu, minha mãe tinha se apegado e não queria que desfizesse dele”, contou.
Izabel contou que ainda não faz ideia de onde o fogo veio, mas ressaltou que ninguém ficou ferido. “Os bombeiros viram como estavam o fogo e voltaram para cortar a energia porque falaram que seria muito perigoso, e se desse um curto nos fios ia pegar a casa da minha mãe também”. A perícia também esteve no local e o caso foi registrado na Polícia Civil.
Campanha de amor
Na tentativa de ver a mãe e a avó recomeçando no artesanato, a filha Dayane Fargoni Schmiedel criou uma campanha nas redes sociais para arrecadar materiais de artesanato.
“Estou fazendo a campanha para arrecadar materiais ou dinheiro para comprar mais materiais e ver o que pode ser feito na parte da reconstrução, pois queimou toda a fiação, o telhado, o madeiramento, quebrou o vidro da janela, só ficaram as paredes”, comentou.
Quem quiser colaborar, pode entrar em contato com Dayane através do WhatsApp (16) 99122-6275. Em caso de doação de materiais, a família está indo retirar no local.
VEJA TAMBÉM
Sesi de São Carlos abre vagas para cursos de iniciação musical