Com o aumento de casos de Covid-19 e síndromes gripais alinhado ao início do ano, quando o fluxo de acidentes aumenta, o Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos (SP) acaba sendo impactado com queda nas doações. Por conta disso, o hospital reforça o pedido para os doadores.
Nessa época do ano, geralmente os estoques de sangue ficam operando no limite. Na última atualização do banco feita na semana passada, os sangues O+, O-, A+ e A- estavam em alerta, com o estoque de plaquetas em nível crítico.
De acordo com a coordenadora do banco de sangue, Ariane Iazorli, o O- é o principal tipo sanguíneo porque é utilizado em urgências, mas todos os tipos são extremamente importantes.
“Não existe nenhum substituto para o sangue, então é muito importante que os doadores venham nos ajudar a salvar vidas. Uma doação pode salvar até três vidas, então é muito importante que eles continuem a doar, mesmo nesse período de férias e festas, porque nada pode substituir essa doação”, disse.
Quem pode doar?
Homens e mulheres entre 18 e 69 anos, com mais de 50 Kg e com boas condições de saúde. O voluntário também não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. É preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, CPF ou Carteira de Habilitação).
Outras restrições em relação a doenças, exames feitos nos últimos meses e uso de medicamentos específicos podem ser encontradas no site do Banco de Sangue. (Clique aqui e acesse)
SERVIÇO:
HORÁRIOS PARA DOAÇÕES
Segunda a sexta-feira 8h às 12h
Sábados 8h às 11 h
CANAIS PARA AGENDAMENTO
(16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h
O voluntário pode estacionar, gratuitamente, no estacionamento PARAKI, em frente à Santa Casa (Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672).