A Prefeitura de São Carlos lançou hoje (31) o programa “São Carlos de Braços Abertos”.
O projeto vai desenvolver atividades práticas de alunos do município, em visitas a prédios públicos e privados com significado histórico, agrícola, científico, industrial, educacional e cultural no município.
VEJA TAMBÉM
São Carlos tem 43 novos casos de dengue; total chega a 282
Sapo com boca colada é resgatado por músico na região de São Carlos; veja vídeo
Alguns locais já estão confirmados no roteiro, que abrange diversos segmentos e proporciona experiências aos visitantes.
O nome “São Carlos de Braços Abertos”, inclusive, veio de uma iniciativa da própria rede municipal de ensino após uma consulta feita pela Secretaria Municipal de Educação. A sugestão de denominação foi elaborada pelos alunos da Emeb “Carmine Botta” e, posteriormente, acatada pelas demais escolas.
Segundo o secretário da Educação, Roselei Françoso, variadas disciplinas e temas poderão ser trabalhados em cada visitação.
“O programa não tem como objetivo simplesmente levar as crianças para passear, mas está ligado ao currículo escolar, pois todas as visitas têm alguma conexão com a grade curricular. Temos, por exemplo, que em uma visita ao CDCC/USP podemos desenvolver conhecimentos de ciência e de seres vivos, enquanto no Sítio São João são abordados o plantio e manejo do solo e, na Tecumseh, haverá a visitação ao parque fabril e mencionadas questões como efeito estufa e sustentabilidade”, explica.
Com isso, as crianças e adolescentes ganharão mais um dispositivo de aprendizagem diferenciado na educação municipal. “É uma motivação muito grande para a rede municipal de ensino poder desenvolver atividades que, muitas vezes, não são possíveis de se realizar dentro dos laboratórios escolares. Temos o dever de oferecer à criança o que é um direito dela, com atividade prática e lúdica com a melhor aprendizagem possível”, finaliza o secretário.
LEIA MAIS
Italo Ferreira será o primeiro brasileiro no Hall da Fama do Surfe