A cadela farejadora da Guarda Municipal de São Carlos, Kyara, se aposenta neste sábado (1°) em uma cerimônia, às 17h, no Shopping Iguatemi.
Atualmente, o canil da corporação conta com cinco cães em exercício efetivo, realizando em média 100 operações por ano. Ao longo do dia, o Iguatemi recebeu apresentações dos cães farejadores da guarda.
VEJA MAIS
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 43 milhões neste sábado
São Carlos tem dia ensolarado com nuvens ao entardecer neste sábado
A cachorra de 9 anos é o primeiro animal reformado da equipe na cidade. A legislação permite que a partir dos 8 anos, os animais que auxiliam na segurança pública possam se aposentar.
“A Kyara já apresentou alguns sinais de cansaço, até por conta do trabalho intenso que ela executou, e agora chegou a hora de ela se aposentar e ser levada pelo seu próprio condutor para a residência”, disse o comandante da GCM Michel Yabuki.
A pastora holandesa cumpria a função de cadela farejadora veio de doação da Policia Federal Rodoviária e trabalhou com a Guarda Municipal de São Carlos por sete anos e meio. Kyara foi a primeira aquisição da Guarda Civil Municipal de São Carlos.
Ainda segundo Yabuki, as funções dos cães na segurança pública variam. “Ela é somente faro, temos cães de proteção e o cão que fareja armas e munições. A Kyara é somente faro e é uma boa policial”, contou.
DESTINO APÓS APOSENTADORIA
O comandante explicou que em casos de desligamento, o cão é levado para a casa de seu condutor, que trabalho com ele na guarda.
“O condutor tem a preferência de levar ela para casa. Caso ele não queira, o cão geralmente vai para a corporação, ou para a população”, completou Yabuki.
LEIA TAMBÉM
Quem foi Ramos de Azevedo? conheça um dos pioneiros da construção civil