No Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, data proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização da doença que é considerada uma emergência global, o Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (Caic) de São Carlos (SP), chama atenção para a importância do diagnóstico precoce da infecção.
Segundo Daniela Falcão, enfermeira do Caic e responsável pelo Programa de Tuberculose, no município 31 pacientes estão em tratamento com tuberculose ativa, quando a doença está ativamente produzindo sintomas e pode ser transmitida para outras pessoas, e 32 com tuberculose latente, quando a pessoa está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas.
“A doença tem tratamento, se a pessoa está com tosse por mais de duas semanas, cansaço, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite, deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família e solicitar para fazer o exame de escarro para diagnóstico da tuberculose. Se tiver a doença, o paciente é encaminhado para tratamento aqui no Caic”, disse.
De acordo com a OMS, estima-se que houve redução mundial de 25% de testes diagnósticos para tuberculose desde o início da pandemia. O aumento da mortalidade pela doença, no entanto, é de 13%.
A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.
O Caic São Carlos está localizado na Avenida São Carlos, nº 3.392. Outras informações sobre os testes podem obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.