Os casos de furtos e roubos registrados em São Carlos no mês de fevereiro tiveram queda em relação aos números notificados em janeiro de 2023.
Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgados nesta segunda-feira (27), a cidade registrou 206 furtos e 35 roubos em fevereiro, contra 295 furtos e 43 roubos notificados em janeiro.
A diferença nos casos de roubo entre os dois meses representa uma queda de 18,6%, enquanto a diferença entre os furtos equivale a uma redução ainda maior, de cerca de 30,1% de um mês para o outro.
VEJA TAMBÉM
Autor de crime com retroescavadeira se entrega à Polícia em São Carlos
Os casos de roubo, que se caracterizam pela subtração de bens e objetos sob ameaça física ou verbal à vítima, tiveram um leve aumento em relação ao mês de fevereiro de 2022, quando a cidade registrou 33 casos, ou seja, somente dois casos a menos do que em fevereiro de 2023.
Já os casos de furto, quando há subtração de bens ou objetos sem ameaça à vítima, tiveram queda em relação a fevereiro de 2022, data em que São Carlos obteve 245 casos, o equivalente a uma redução de 15% em relação ao mês de fevereiro deste ano.
Homicídios e estupros
Os crimes mais violentos, como o de homicídio doloso, quando há intenção de matar, colocam a cidade em alerta. Somente em fevereiro foram registrados dois casos do crime. Nos dois primeiros meses do ano, a cidade já soma três homicídios.
O crime de homicídio culposo por acidente de trânsito, quando não há intenção de matar na direção de veículo automotor, também registrou alta na cidade. São Carlos somou três casos em fevereiro, contra apenas um caso em janeiro.
Nos dois primeiros meses de 2023, a cidade soma quatro casos de homicídio culposo por acidente de trânsito, número que se manteve exatamente igual aos dois meses iniciais de 2022.
Já os casos de estupro registraram queda na cidade em fevereiro de 2023. São Carlos notificou dois casos do crime no mês em questão, contra sete ocorrências em janeiro, ou seja, uma redução de mais de 70% de um mês para o outro.
Embora os estupro tenham reduzido de janeiro para fevereiro, os dois primeiros meses de 2023 somam 9 casos do crime, o que aponta um aumento dos casos em relação aos meses iniciais de 2022, quando a cidade registrou sete ocorrências.
LEIA MAIS
Por que Drake cancelou show no Lollapalooza? Entenda