O Centro de Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Ruth Bloem Souto”, localizado na Vila Carmem, reabre nesta quinta-feira (3) após liberação da Justiça.
A unidade estava fechada por causa de uma briga judicial entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Carlos (Sindispam). Os representantes dos trabalhadores públicos entendiam que não havia condições mínimas de operação da unidade escolar.
A decisão foi publicada pela juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, da Vara da Fazenda de São Carlos na semana passada.
Segundo a Prefeitura, a unidade estava pronta desde janeiro e foi impedida judicialmente de abrir as portas em 7 de fevereiro data de reinício das aulas na cidade. Passados quase 20 dias da retomada, a Justiça definiu a situação após receber aval de órgãos de fiscalização, do sindicato e ouvir as argumentações da Prefeitura e Ministério Público.
Segundo a Prefeitura, a unidade recebe cerca de 130 crianças, em 236 atendimentos diários.
A contenda na justiça continua. O Cemei “Bruno Panhoca” está impedido de abrir por falta de condições em receber as crianças. A situação da creche foi inclusive detalhada pela administração municipal ao Judiciário.
Permanece inoperante o Cemei “Professora Maria Alice Vaz de Macedo”. A unidade ainda tem pendente reforma nos banheiros para voltar a funcionar. O “Renato Jansen” tem previsão de reabertura na segunda (7).