Estão abertas as inscrições para 3 mil vagas em cursos online gratuitos de qualificação em tecnologia 5G, computação em nuvem e inteligência artificial (IA) do programa Minha Chance. A iniciativa é fruto de parceria entre o Centro Paula Souza e Huawei.
A iniciativa pretende preparar profissionais capacitados em soluções digitais para o mundo do trabalho. Os interessados em participar do teste de seleção online devem fazer a inscrição até 9 de novembro pelo site fundacaofat.org.br.
Cada uma das três capacitações terá duração de 64 horas. As aulas serão ministradas ao vivo em plataforma virtual por professores do CPS e especialistas de mercado. Além do conteúdo específico, os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos de inglês instrumental e desenvolver habilidades socioemocionais e comportamentais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empreendedorismo, entre outras. As atividades dos cursos estão programadas para começar no dia 16 de novembro e seguem até dezembro.
A seleção ocorrerá por meio de um teste online, com questões relacionadas a lógica e conceitos de computação. Podem participar alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como pessoas da comunidade em geral, maiores de 18 anos. Ao término das capacitações, os melhores participantes receberão, gratuitamente, vouchers para exames de certificação, com reconhecimento internacional.
Confira os cursos:
5G: Voltado a quem tem interesse em atuar como protagonista na revolução das redes móveis com a conexão 5G, o conteúdo aborda arquitetura e segurança de rede, principais tecnologias, aplicações de serviço básico e soluções inovadoras para a indústria. São 2 mil vagas.
Cloud: Apresenta assuntos voltados à gestão dos serviços de computação em nuvem e seus recursos tecnológicos, incluindo temas como arquitetura Cloud, infraestrutura, armazenamento, gerenciamento de acesso, identidade e banco de dados. São 500 vagas.
Inteligência Artificial: Trata das tecnologias de inteligência artificial e dos algoritmos de aprendizado profundo, bem como dos campos de aplicação e das principais estruturas de desenvolvimento de IA, com foco nas características dos produtos da empresa. São 500 vagas.