A Cetesb, órgão ambiental paulista, concluiu não ter havido contaminação das águas do Rio da Prata após acidente envolvendo um caminhão-tanque e um ônibus. A colisão ocorreu em trecho da SP-342, que liga Águas da Prata (SP) a Poços de Caldas (MG) e culminou com o derramamento de 38 mil litros de combustível.
Segundo o órgão, o local onde o caminhão caiu e explodiu, após tombar e ser atingido por um ônibus, na manhã desta quinta-feira (14), fica às margens do Ribeirão do Quartel, que deságua no Rio da Prata. O motorista da carreta morreu e 17 pessoas que estavam no ônibus ficaram feridas.
A explosão provocou labaredas e nuvem de fumaça vista a longa distância e causou incêndio na vegetação.
“O incêndio se alastrou pela vegetação próxima ao local e pela margem do curso d’água por, pelo menos, um trecho de 800 metros. Provavelmente, o incêndio ocasionou a queima de grande parte do combustível armazenado, não sendo possível mensurar a quantidade que atingiu o Ribeirão do Quartel, porém, foi possível constatar resquícios de combustíveis na água do corpo hídrico”, informou a Cetesb por meio de nota.
Os agentes também vistoriaram o trecho urbano do Rio da Prata, durante a tarde, mas não encontraram resquícios de combustível no rio que corta Águas da Prata.
Limpeza
Os resquícios do acidente e os resíduos do combustível deverão ser recolhidos e destinados a locais aptos, aprovados pela Cetesb, para o recebimento e tratamento ambientalmente adequado.
O órgão disse que irá continuar a fiscalização no local. “Quanto ao risco de contaminação, será necessário avaliar a área durante a continuidade do atendimento, assim como quando da obtenção de maiores informações a serem prestadas pelo responsável do caminhão-tanque”, afirmou.
Como foi
De acordo com a Polícia Rodoviária, o caminhão tombou ao fazer uma curva no trecho que é de serra. Um ônibus da Viação Cometa que vinha descendo no sentido contrário não conseguiu desviar e bateu contra o caminhão.
A parte do tanque se desprendeu e caiu em uma ribanceira, pegando fogo. O motorista do caminhão não conseguiu sair da cabine e morreu carbonizado.
O ônibus que havia saído de Poços de Caldas em direção a São Paulo teve a parte da frente destruída. O motorista do coletivo ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com fraturas nas pernas. Ele passou por cirurgia na Santa Casa de São João da Boa Vista e ficou em observação.
No veículo havia 26 passageiros e ,de acordo com a empresa responsável pelo ônibus, 17 tiveram ferimentos leves e foram levados para a Santa Casa de São João da Boa Vista e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Águas da Prata.
A UPA de Águas da Prata informou que 14 vítimas chegaram à unidade com escoriações ou queimaduras, foram atendidas e liberadas.
A Viação Cometa disse que os passageiros que não tiveram ferimentos retornaram à cidade de origem ou seguiram viagem. A empresa disse ainda que segue prestando toda a assistência e está à disposição das autoridades para esclarecimentos.
*Com informações da EPTV.