- Publicidade -
CotidianoCidades da região têm operação especial para acolher pessoas na frente fria

Cidades da região têm operação especial para acolher pessoas na frente fria

Entre as ações estão a entrega de cobertores e de alimentação, além de lugares seguros para pernoite; veja como contribuir

- Publicidade -

Acolhimento oferecido para moradores em situação de rua na Paróquia São João Batista. Foto: Reprodução

- Publicidade -

Com as previsões apontando a pior frente fria do inverno, São Carlos (SP) e outras cidades da região se prepararam para acolher e proteger pessoas em situação de rua neste período em que as temperaturas podem ser negativas. 

Em São Carlos, a prefeitura, em parceria com a paróquia São João da Boa Vista iniciaram a operação Frente Fria no início da noite de terça-feira (27). Além do distanciamento necessário em virtude da pandemia, durante a acolhida todos vão receber cobertores, kit de higiene pessoal e alimentação.

Uma ronda feita por equipes da prefeitura convidam os moradores a pernoitarem na Casa de Passagem (antigo Albergue Noturno) e no espaço preparado para receber essas pessoas na Igreja São João Batista, com total de 45 vagas.

A Casa de Passagem fica na Rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina, e a Igreja São João Batista, na Rua Antônio Carlos Ferraz Sales, 1315, no bairro Santa Felícia. Ambas funcionam 24 horas por dia.

Moradores interessados em ajudar com doação de alimentos e/ou cobertores podem entrar em contato com a paróquia pelo telefone (16) 3376-2586, onde também é possível informar a localidade de pessoas que precisam de abrigo.

- Publicidade -

Região 

Rio Claro – A Operação Inverno, que foi iniciada em junho, será intensificada desta quarta-feira (28) até domingo (1º) com acolhimento estendido aos animais de estimação dos moradores de rua e testes e vacinação contra a Covid-19. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) iniciarão a busca ativa das 17h até as 22h.

O município disponibiliza 50 vagas, das quais 30 são na Casa de Passagem e 20 no Centro Dia, para onde a Secretaria Municipal de Esportes está encaminhando cerca de 20 colchões.

Os atendidos recebem jantar, café da manhã, troca de roupa e podem tomar banho. Quando as pessoas não querem ir aos pontos de acolhimento, a equipe do Desenvolvimento Social oferece cobertor, lanche e chocolate quente.

No Centro Dia foram instaladas as casinhas para animais dos moradores de rua. Os abrigos são providenciados pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com colaboração das ONGs Anjos de Focinho e a União de Amigos (Udam).

As pessoas podem ajudar fazendo doações de roupas, especialmente moletons e roupas íntimas para adultos. A campanha do agasalho está sendo realizada pelo Fundo Social de Solidariedade. As doações são recebidas no paço municipal em horário comercial ou no barracão do Fundo Social da Rua 1-B das 8h às 12h.

Araras – A prefeitura abriu 10 vagas a mais para atendimento emergencial durante o frio no Centro Pop, passando a capacidade de 20 para 30 pessoas acolhidas.

As equipes da prefeitura fazem a abordagem das pessoas e as que não quiserem ir para o abrigo recebem alimento e auxílio para aguentar o frio intenso.

Itirapina – O Ginásio Municipal de Esportes Lázaro de Oliveira (localizado na rua 01, no Centro) foi preparado como abrigo provisório para acolhimento das pessoas que estão nas ruas.

A prefeitura está fazendo busca ativa e também oferecendo cobertores. Para ter acesso ao acolhimento, os interessados devem procurar o Serviço Social localizado na Rua 05 nº 235, no Centro da cidade, para o atendimento das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3575-3716.

Porto Ferreira – A ação de acolhimento de pessoas em situação de rua ocorre no Ginásio Sylvio Marques Filho, no Jardim Primavera até o final do mês de agosto.

O atendimento do alojamento provisório é aberto todos os dias a partir das 19h e conta com equipe de apoio que atende as pessoas em situação de rua com a entrega de refeições (marmitas e kits café da manhã), kits de higiene pessoal, roupas e agasalho de frio, cobertas e camas.

Desde o final do mês de maio a ação social de alojamento provisório é realizada para as pessoas em situação de rua. No início do mês de junho foi realizada também a aplicação de primeiras doses da vacina contra a covid-19 nas pessoas atendidas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -