A adesão da campanha nacional de vacinação contra a gripe ainda está baixa em São Carlos (SP). Nesta reta final, a cobertura vacinal está em 38,2%. A população geral poderá ser imunizada após o término da ação.
De acordo com a prefeitura, até o momento foram 40.913 doses aplicadas em 14 grupos prioritários. O número, no entanto, ainda está muito abaixo das quase 71 mil doses aplicadas em 2020.
Neste ano, até o momento os maiores grupos prioritários vacinados são idosos (19.986 doses) e crianças (8.386 doses). A menor adesão ficou entre os funcionários do sistema prisional, onde apenas três foram imunizados.
Onde se vacinar
Em São Carlos (SP) estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes, asma, entre outras) ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército, além de funcionários do sistema prisional e da população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.
A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Delta, Santa Paula, Vila Nery, Vila Isabel, Maria Stella Fagá, Botafogo e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. As Unidades de Saúde da Família (USFs) também estão aplicando a vacina contra a gripe, porém com agendamento para as pessoas cadastradas no programa de saúde da família.
A Vigilância Epidemiológica reforça que todas as pessoas dos grupos anteriores que ainda não se vacinaram continuam podendo receber a imunização até o final da campanha. A Norma Técnica do Ministério da Saúde ressalta que o intervalo mínimo entre as imunizações deve ser de 14 dias entre as vacinas.
Confira as doses aplicadas em cada grupo até o momento:
Crianças: 8.386 doses
Trabalhadores saúde: 6.642
Trabalhadores educação: 1.684
Caminhoneiros: 61
Forças armadas: 13
Forças de segurança: 79
Funcionários sistema prisional: 3
População privada de liberdade: 37
Gestantes: 1.054
Puérperas: 273
Idosos: 19.986
Trabalhadores transporte: 29
Indígenas: 57
Outros grupos de comorbidades: 2.609