O Banco de Sangue de São João da Boa Vista está operando com apenas 5% de bolsas disponíveis em estoque e, diante da situação crítica, busca doações de quaisquer tipos sanguíneos.
O banco, que também atende outras 16 cidades além de São João, se encontra com estoque de bolsas muito abaixo do nível ideal, o que poderá comprometer as cirurgias que os hospitais públicos realizam, principalmente em casos de acidentes.
O Banco de Sangue recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, e aos sábados, das 7h às 11h30. O órgão se localiza na Avenida João Osório, 701 – Vila Conrado.
“A gente já conta com alguns voluntários regulares, mas infelizmente precisamos de novos doadores para aumentar o volume do estoque e ampliar a quantidade de doadores fixos”, afirmou a assistente de Captação do Banco de Sangue, Marcia Matielo.
Além da importância de angariar novos doadores, Matielo também reforça a necessidade de voluntários fixos, que contribuam com o banco regularmente, de modo a manter o estoque em níveis ideais durante todo o ano e não somente em épocas de campanha de doação.
“A gente precisa de doadores regulares. Não adianta ter um ou dois dias na semana em que recebemos uma boa coleta. A gente precisa que, de segunda a sábado, tenham doadores aqui, porque as plaquetas, por exemplo, vencem em 5 dias, por isso precisamos de uma constância nas doações”, explicou a assistente.
Quem pode doar?
Para se tornar um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, apresentar boas condições de saúde, pesar acima de 50kg e estar bem alimentado horas antes da coleta de sangue.
Pessoas que receberam recentemente a vacina contra a Covid-19 ou contra a Influenza (gripe) devem aguardar um intervalo determinado pela equipe de saúde para realizar a doação.
Também fica vedada a doação a quem apresenta sintomas de Covid-19 ou de gripe e resfriado, devendo aguardar, pelo menos, sete dias após o desaparecimento dos sintomas.
*Com informações da EPTV