A Santa Casa de São Carlos está vivendo um aumento entre 50% e 60% na demanda de neurocirurgias. Isso porque a unidade da Morada do Sol não está realizando os procedimentos há mais de um mês, quando a equipe especializada rescindiu contrato com o hospital.
Por mês, a Santa Casa de Araraquara realizava, em média, 15 procedimentos de neurocirurgia de urgência. Com a paralisação, parte destes procedimentos passou a ser realizada pela Santa Casa de São Carlos. Somente em abril, foram 12 pacientes atendidos na capital da tecnologia. Já os pedidos de encaminhamento saltaram de 26 para 42, entre março e abril.
O diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-3), Jéfferson Yashuda, explicou que foi comunicado da interrupção dos procedimentos em março. No mês seguinte, a paralisação se confirmou.
Com esta migração, a demanda em São Carlos teria aumentado entre 50% e 60%. Segundo o diretor, a situação só não é pior porque procedimentos também foram direcionados para cidades de outros departamentos.
“Não é o ideal. A gente precisa tentar resolver dentro do nosso território. Nós entendemos que isto precisa ser respondido de uma maneira mais rápida porque não há possibilidade de São Carlos manter este serviço por muito mais tempo”, disse ao portal acidade on.
O direcionamento é feito pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Na região, apenas as duas Santas Casas tem condições de fazer os procedimentos que são de alta complexidade.
A migração, porém, tem sobrecarregado os atendimentos na cidade vizinha. “Os pacientes demandam tempo maior de permanência em UTI, leitos hospitalares, e isso também retarda o processo de retomada de cirurgias eletivas”, completou Yashuda.
A Santa Casa de São Carlos informou que apenas oito dos 23 pacientes internados para tratamento pela especialidade de neurocirurgia atualmente são residentes da Região Coração, ou seja, região para a qual é referência. Segundo o hospital, estes números mostram o impacto da interrupção da neurocirurgia na Santa Casa de Araraquara.
“Esta demanda sobrecarrega a Santa Casa de São Carlos com redução das vagas para pacientes do município e para patologias da qual é referência. A Santa Casa no momento não recebeu nenhum incentivo financeiro para o tratamento desses pacientes”, informou.